Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Wind-up Knight: Análise

Dêem corda à persistência.

Este ano de 2012 ainda agora está a começar portanto não é de admirar que ainda ande de volta de alguns dos jogos de 2011 que ficaram por jogar. Existem no horizonte diversos títulos interessantes já anunciados e com lançamentos semanais o tempo para investir em experiências que ficaram para trás é pouco mas posso dizer que algumas delas valem mesmo a pena e quem sabe podem até ficar no vosso iOS durante muito tempo. Neste momento o meu vício tem sido mesmo este Wind-up Knight da Robot Invader e é um exemplo que se encaixa bem na ideia de um companheiro iOS, um jogo que conseguimos imaginar jogar daqui a uns meses e cujo impacto inicial é espantoso ao ponto de nos absorver imediatamente. É então chegada a hora de dar corda ao nosso entusiasmo e descobrir porque Wind-up Knight nos conquistou.

A Robot Invader descreve Wind-Up Knight como uma aventura side-scrolling em 3D que pretender mostrar como se supostamente deve jogar um jogo. A introdução é altamente presunçosa mas e se for verdade? Neste mundo em jeito de reino encantado de fantasia temos que salvar uma princesa e para tal vamos enfrentar cinquenta níveis cuja dificuldade vai crescendo gradualmente e durante os quais o jogador vai sendo instruído sobre como jogar o jogo para depois mostrar se tem valor para o dominar ou se simplesmente se deixar ser comandado pelas ameaças virtuais.

Aqui o personagem move-se automaticamente da esquerda para a direita e o jogador tem que pressionar os ícones na parte inferior do ecrã para o personagem executar a ação respetiva. Tudo altamente simples de aprender e executar, tal como mandam os livros, mas cujo desafio que daí advém consegue ser enorme e motivador. Saltar, atacar animais com a espada, proteger com o escudo de objetos que caem do céu, e rebolar para seguir por passagens estreitas são as quatro únicas ações que temos para executar e toda a experiência de jogo está assente nestes quatro movimento. Tudo muito simples mas quando é pedido ao jogador para encadear movimentos e os intercalar, a dificuldade cresce tanto quanto a velocidade a que as coisas se movem.

Coloquem diversos obstáculos, animais que nos atacam, a necessidade de constantemente termos que saltar e ainda apanhar moedas para comprar espadas, escudos e armaduras melhores, e tem a base de Wind-up Knight. É tudo tão simples que chega a ser espantoso nos conseguir desafiar tanto mas a verdade é que o consegue e nunca sentimos aquela sensação de divertimento "barato" ou "oco". Sim, o melhor de tudo é que sentimos uma verdadeira diversão e quando o jogo começa a enervar devido à sua crescente dificuldade, juntem a isto a inexistência de checkpoints que nos forçam a recomeçar tudo de novo mesmo quando o final estava ali tão perto, o jogo continua a manter-nos interessados.

Wind-up Knight consegue isto porque ao ensinar as bases ao jogador e ao mostrar os padrões que tem a executar e as respetivas consequências, está a ensinar ao jogador que quanto mais se aplicar menos erra e que sempre que o fizer é por sua culpa e nunca porque o jogo o decidiu "enganar". É esta delicada relação entre o esquema base de jogo com a sua dificuldade que me manteve tão interessado no jogo e quando dei por ela, só queria jogar mais um nível e mais um de seguida.

É fácil de jogar, vicia e desafia. Por vezes pode enervar, depende dos ânimos.

No entanto, o melhor de Wind-up Knight pode ser o seu pior pois em determinado momento o jogador pode sentir alguma cansaço de executar repetidamente as mesmas ações mas a relação harmoniosa entre o seu intercalar forçado pela construção dos cenários para patrocinar a crescente dificuldade consegue mesmo ultrapassar esse cansaço. A isto temos ainda que juntar uma agradável banda sonora e uns visuais que conseguem agradar, sem surpreender.

A Robot Invader consegue mesmo oferecer um jogo que nos desafia e motiva de forma igual e por vezes pode ser frustrante mas porque nos mostra que erramos e não porque faz batotice. A jogabilidade é intuitiva e acessível, enquanto uns simplesmente vão jogar e desfrutar outros vão querer descobrir todos os itens, desbloquear todos os objetos, adquirir todos os movimentos que permitem aceder a uma experiência de plataformas ainda mais intensa e claro, a existência dos achievements do Game Center ajuda a introduzir algum valor aos mais competitivos.

Wind-up Knight é um jogo facilmente recomendado tanto por ser algo único dentro do mundo iOS como por ser um grande desafio, impiedoso mas nunca injusto. A Robot Invader procurou oferecer uma experiência acima da média e pode orgulhar-se do que fez, Wind-up Knight pode mesmo vir a tornar-se numa referência e apenas podemos esperar que mais seja feito no futuro. É um jogo único cujas ambições deram fruto e quer enerve quer divirta, vai-nos manter viciados.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Wind-up Knight

Android, iOS

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários