Eurogamer.pt

LEGO Harry Potter: Years 5-7 - Análise

Lego Potter em grande forma no final.

A Traveller´s Tales é já uma veterana na adaptação de séries icónicas para aventuras com figuras Lego. Começou com Lego Star Wars: The Video Game em 2005, e o seu sucesso fez com que o estúdio se dedicasse progressivamente a estes jogos com figuras de plástico. Lego Harry Potter years 5-7 é o inevitável capítulo de encerramento das aventuras de Potter, e representa os últimos quatro filmes da série. Continua na senda dos jogos anteriores, uma aventura algo linear, centrada em três elementos clássicos, exploração, colecionáveis e resolução de puzzles. A Traveller´s Tales tem conseguido manter estes jogos a um bom padrão de qualidade, mas tem sido demasiado cuidadosa com a fórmula, adicionando sempre poucos elementos a cada entrada.

Confesso que não sou grande fã de Harry Potter, faço parte daquela fatia do público que viu os filmes, mas não leu os livros. Mesmo assim, julgo que dentro das séries que foram tendo direito a adaptação para Lego, a franquia Harry Potter é das que funciona melhor, tanto em termos de estética, como de gameplay propriamente dito. A magia é sempre um excelente pretexto para montar objetos Lego em pleno ar, e uma varinha mágica é sempre credível para enviar raios de magia contra os inimigos/objetos. No topo de tudo isto, é difícil não gostar de um jogo onde nos deixam voar montados numa vassoura de Lego. É irresistível.

Como referi, a Traveller´s Tales tem vindo a ganhar experiência com este género de aventuras, oferecendo cada vez mais variedade de gameplay, e aumentando o ritmo geral da ação. Quem jogou o título anterior de Lego Harry Potter, vai reparar imediatamente que já não precisamos de fazer "target" a um alvo particular quando queremos lançar um feitiço. Claro que continua a ser possível mirar especificamente para determinado alvo, mas temos agora um botão que lança rapidamente o feitiço que temos selecionado na roda de magias, o que aumenta drasticamente o ritmo da ação.

Mais sobre LEGO Harry Potter: Years 5-7

No capítulo das novidades, Lego Harry Potter years 5-7 não oferece mais nada de particularmente relevante. No entanto, a falta de elementos novos é compensada pelos numerosos momentos de humor, puzzles simples mas divertidos, e um modo cooperativo amigável. Vão passar a maior parte do tempo dentro dos cenários a destruir e reconstruir todo o tipo de estruturas, apanhar studs, e a testar as magias nos elementos em destaque. Não existe muito para pensar no que aos puzzles diz respeito, o jogo continua a depender muito mais da exploração do que dos quebra-cabeças.

Estes jogos Lego são frequentemente criticados por serem demasiado fáceis, com puzzles que se resolvem sozinhos com o pressionar de uma tecla. Embora seja verdade, a diversão destes títulos não está propriamente no desafio em decifrar os puzzles, mas antes no efeito visual das peças de Lego a formarem um objeto. Está na surpresa quando vemos a construção final, está na imaginação quando vemos peças de Lego desmontadas e imaginamos todas as formas possíveis para elas. Digamos que os puzzles não pretendem ser um teste, mas antes um momento de entretenimento interativo. Adicionalmente, esta simplicidade garante o apelo do jogo a um leque alargado de idades. Não é especificamente desenhado para crianças, mas é perfeitamente adequado para os mais novos, principalmente quando jogado com um adulto.

sa disposição múltiplas personagens (Potter e companhia), com diferentes habilidades e várias magias. Temos também de volta Hogwarts como "hub" central, maior e com novas áreas para explorar. Os níveis e cenários oferecem objetivos que variam entre a ação, navegação e puzzles, a maioria destes objetivos requer a utilização de determinada magia, habilidade ou poção. Pode parecer complicado, mas rapidamente passamos a reconhecer que magia ou personagem utilizar para cada contexto. Um Baú fechado, utilizar a magia X, peças de Lego vermelhas, utilizar a magia Y e se tivermos perdidos, também existe a possibilidade de ler o pensamento dos outros e obter esclarecimentos sobre o que fazer de seguida.

Comentários (5)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!