Pro Cycling manager 2011

Achas que ciclismo é só pedalar?

Versão testada: PC

Se todos os desportistas fossem renumerados de forma correspondente ao esforço exigido, então o ciclismo seria sem dúvida das modalidades mais bem pagas do planeta. Pegando no exemplo da volta a França, a mais importante das três competições rainhas da modalidade, conhecidas por Grand Tours. São mais de 3000 quilómetros de estrada, três semanas a pedalar com apenas dois dias de descanso. Se juntarmos a isto as etapas de montanha, com especial ênfase nos Pirenéus a 1800m de altitude, e claro, os Alpes a 2645m de altitude, temos na minha modesta opinião, um dos desportos de alta competição mais exigente do mundo.

Sejamos honestos, à primeira vista é difícil perceber todas as especificidades táticas que rodeiam o ciclismo, e a forma como as equipas se comportam. Afinal qual é a diferença entre um contrarelogista, um sprinter, ou um trepador. Sabiam que é possível vencer uma prova por etapas sem vencer qualquer uma das etapas, tal como Alberto Contador fez em 2010 na volta a França? Neste sentido Pro Cycling Manager é daqueles jogos virados para um grupo específico de jogadores, os verdadeiros fãs de ciclismo. Qualquer pessoa que não seja um adepto deste desporto vai ter muita dificuldade com este simulador.

Pro Cycling Manager época 2011 traz consigo modos de jogo suficientes para manter o mais acérrimo fã da modalidade entretido. Podemos correr uma das conhecidas voltas (incluindo a supervolta a Portugal), ou apenas uma etapa, podemos experimentar um dos circuitos clássicos, ou até mesmo o modo pista indoor com várias modalidades disponíveis. Mas claro, o principal aliciante deste Pro Cycling Manager época 2011 é o modo carreira. Podemos escolher uma das equipas do circuito profissional, ou personalizar a nossa própria equipa, escolhendo desde a cor da camisola, até aos corredores que pretendemos, dentro de um orçamento limitado.

1

Uma corrida onde controlamos oito corredores com estratégias distintas.

O jogo funciona de forma muito semelhante a Football Manager, o célebre simulador de treinadores de futebol, e tal como neste, a ação desenrola-se em dois campos distintos. Por um lado temos a perspectiva do manager puro, sendo aqui onde os dois simuladores de assemelham mais, ou seja, o controlo de aspectos como o salário dos corredores e a gestão financeira e económica da equipa, a prospecção de novos talentos, o equipamento à disposição, o treino, a condição física/emocional dos atletas, o planeamento das competições a participar, e uma novidade nesta versão para 2011 que é a possibilidade de gerir os contratos com os patrocinadores, cuja “admiração” por nós varia conforme os resultados que vamos apresentando.

Por outro lado temos as corridas propriamente ditas, podemos deixar o jogo tratar da simulação e determinar rapidamente os resultados, mas o verdadeiro apelo do jogo está na opção de participar activamente durante a corrida, aplicando a nossa estratégia dando indicações aos nossos corredores em tempo real. Tal como um verdadeiro diretor de equipa, podemos dar instruções estratégicas de forma individual a cada corredor, ou à equipa no seu conjunto durante a realização da prova.

Comentários (11)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!