Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Earth Defense Force: Insect Armageddon

Melhor que inseticida.

Provavelmente vocês nunca ouviram falar de Earth Defense Force: Insect Armageddon, ou talvez sim. Se sim, não fiquem embaraçados, porque eu também não. Por incrível que pareça, não é uma nova série, porque Insect Armageddon é uma sequela de Earth Defense Force 2017 lançado em Março de 2007. Por esta razão foi com alguma curiosidade que peguei neste versão antevisão.

Earth Defense Force: Insect Armageddon é um jogo simples em que apenas temos um objetivo, matar insetos. Não estamos a falar de insetos normais, os insetos em questão são enormes e nada inofensivos, embora eu deteste mosquitos. Se alguma vez viram o filme Soldados do Universo, então já sabem o tipo de insetos que enfrentarão neste jogo. Só que aqui combatemos os insetos no nosso próprio planeta, mais especificamente numa cidade chamada New Detroit.

Não existe uma estória, as missões são ligadas através de uma voz que diz-nos o que esperar e o que fazer a seguir. Felizmente, Earth Defense Force: Insect Armageddon não precisa de uma estória, porque consegue ser divertido da forma que é. O mais incrível é que é um jogo básico, mas diverte. É um fenómeno estranho.

Ainda melhor que matar insetos gigantes, é desbloquear armas mais poderosas para o fazer. Este é um dos motivos que criar um impulso para continuar a jogar, se o fizermos, estamos a ganhar mais experiência e consequentemente a subir de nível, o que desbloqueia não só armas novas, como melhoramentos para a armadura que escolhemos.

As armaduras à nossa escolha são quatro (Trooper Armor, Jet Armor, Tactical Armor e Battle Armor) e distinguem-se pela sua mobilidade, habilidades e armadura. A escolha da armadura deverá ser feita tendo em conta a forma de jogar de cada um. Pessoalmente, gosto de estar sempre no calor da batalha, mas também gosto de ter alguma defesa e poder fugir rapidamente quando for necessário. Por isso, a minha escolha é a Jet Armor, que possui a habilidade de voo durante um determinado tempo (e aumenta com a subida de nível).

Por sua vez, a habilidade da Tactical Armor é bastante diferente, permite plantar armas automáticas em qualquer parte do mapa. A Battle armor consegue aguentar uma quantidade incrível de danos, e com o seu escudo (a sua habilidade), os danos são reduzidos. A vantagem da Trooper Armor é que tem acesso a um maior leque de armas, o que lhe garante uma maior versatilidade em combate.

Para aproveitarem Insect Armageddon ao máximo devem jogar em modo cooperativo, e numa dificuldade mais elevada que a normal. Para além da campanha, incluí um modo survival que consiste em combater hordas cada vez mais difíceis de insetos, e que suporta até seis jogadores ao mesmo tempo.

Apesar de ser divertido, os gráficos são difíceis de suportar. Não vou mentir ou tentar de alguma forma suavizar, os gráficos são péssimos. Não há nada que se possa elogiar ou aproveitar. A cidade de New Detroit parece ser toda igual, os detalhes roçam a inexistência, as cores são baças e escuras e as texturas são fraquíssimas. O cuidado neste campo foi mínimo e jogos da geração passada conseguem ser superiores a nível visual.

A única coisa positiva a ser dita sobre Earth Defense Force: Insect Armageddon é que é um jogo divertido. Para um produto físico, oferece muito pouco e com pouca qualidade. O ideal era ser um jogo para o Xbox Live Arcade e PlayStation Network. Aguardem pela nossas impressões finais na análise, que não deverá tardar muito a chegar. O jogo será lançado a 22 de Julho.

Read this next