Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ModNation Racers

Mais possibilidades de criação.

ModNation Racers é uma das propriedades intelectuais mais jovens na família PlayStation, e uma das que está a crescer a um rimo mais acelerado. Foi apenas no ano passado que vimos ModNation Racers a fazer a sua estreia na PlayStation 3 e PlayStation Portable. A nossa receção foi positiva, como podem ver na nossa análise, em que Jorge Soares apelidou o jogo de um LittleBigPlanet versão corridas. O seu único defeito foi não inovar no conceito.

ModNation Racers para a PlayStation Vita (ou NGP, que ainda era o nome da portátil quando experimentamos o jogo), é o título secreto que mencionamos no nosso artigo sobre a próxima portátil da Sony. Naquela altura não era possível falar sobre o jogo por uma simples razão, o título foi um dos destaques na conferência E3 da Sony, e como tal, não podíamos estragar a surpresa.

Mas agora já temos permissão para falar à vontade sobre o jogo, e é isso que vamos fazer. À primeira vista, parece exatamente igual aquilo que foi visto há pouco mais de um ano, porém, foi rapidamente sublinhado que não é um simples port. O significado de não ser um simples port, quer dizer que o jogo foi pensado especialmente para a PlayStation Vita, e que não é uma conversão direta da versão PlayStation 3 ou PlayStation Portable. Mas não é um jogo completamente novo.

A apresentação vista no evento que decorreu em Londres, foi igual à que foi vista na E3. A grande novidade e o destaque inicial desta nova versão portátil de ModNation Racers está no seu criador de pistas. O processo começa com o formato da pista, utilizando o touchscreen podemos usar o nosso dedo para desenharmos o percurso pretendido. Com isto feito, as possibilidades abrem-se, aparecendo num ecrã uma ferramenta chamada "Omni Edit". Esta ferramenta é o que nos permite editar a pista elevando o terreno, ou puxando-o para baixo, ou até incliná-la.

No editor encontramos também ferramentas com fins puramente estéticos, afinal uma pista bonita é sempre uma pista mais apelativa. Uma variedade de objetos estão disponíveis para decorarem a vossa criação, e até é-nos oferecida a opção de escolher a luminosidade e o seu ângulo. Caso sejam preguiçosos, podem sempre selecionar "Auto-Populate" para decorarem a pista automaticamente e sem mexerem um dedo.

Tudo é muito intuitivo, e todas as ferramentas estão à nossa vista. É tão fácil como desenhar no Paint, e para uma combinação perfeita, tudo é touchscreen. Não há necessidade de recorrer aos botões seja para o que for, e é esta simplicidade em conjunto com uma grande profundidade que tornam este criador/editor um grande atrativo para qualquer jogador.

Como qualquer ferramenta de edição, o verdadeiro potencial não é mostrado nestas demonstrações. Só apenas quando o jogo for lançado, e todos os jogadores tiverem acesso ao editor, é que veremos as maravilhas que podem ser feitas. Para acederem a conteúdos criados por utilizadores, não será preciso esperarem minutos, nem horas, nem dias. A produtora responsável pelo jogo tem intenções de disponibilizar nesta versão PlayStation Vita, todos os conteúdos criados nos anteriores. E isto, logo a partir do primeiro dia.

Para experimentar o jogo em si, isto é, fazer uma corrida, decidi optar pela pista que tinha criado. Mas antes de falar disso, gostaria de enfatizar a espetacularidade do editor, pois o resultado final é impressionante e não difere de uma pista incluída já no jogo. Mas quem jogou ModNation Racers na PlayStation 3, não deverá ficar impressionado porque já deve estar habituado a qualidade semelhante no editor dos carros e personagem.

Passando então para as corridas, aqui o jogo é basicamente aquilo que podem encontrar na PlayStation 3 ou PlayStation Portable. Também não havia necessidade de uma alteração, a jogabilidade já era divertida e eficaz. A única possibilidade de melhoria que vejo, é a inclusão de mais power-ups.

Muito ficou por mostrar, foi essa a sensação com que fiquei. No período de tempo que passou desde o evento em Londres até à E3 em Los Angeles, já foram feitas melhorias. Quando experimentei ModNation Racers em Londres, reparei em problemas na framerate. Agora, nos vídeos que surgiram da E3, o jogo corre com maior fluidez.

ModNation Racers na PlayStation Vita, é quase uma espécie de sequela. LittleBigPlanet 2 expandiu ainda mais o sentido de comunidade e a criação de conteúdos pelos utilizadores, oferecendo ainda mais possibilidades criativas, e é também esse caminho que esta versão de ModNation Racers segue. Quem gostou do primeiro, não há dúvida nenhuma que gostará deste.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

ModNation Racers: Road Trip

PlayStation Vita

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários