Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Call of Duty: Black Ops - Escalation

Mais mapas para a festa.

Depois de First Strike chega finalmente até nós o segundo conteúdo adicional para Call of Duty: Black Ops. Escalation vem acompanhado por quatro novos mapas para o modo multijogador, Zoo, Convoy, Hotel, Stockpile, e por fim um mapa dedicado ao modo Zombies, Call of the Dead.

Este pacote de mapas já se encontra disponível para a Xbox 360, chega à PS3 no dia 3 de junho, e posteriormente ao PC, no dia 3 de julho. Com este novo conteúdo os jogadores veem o número de mapas disponíveis a ser aumentado, perspetivando-se novos desafios, uma maior longevidade, e sobretudo muita diversão.

Primeiro vou abordar o novo mapa para o modo Zombies, Call of the Dead, que pode ser jogado em modo solitário, online ou em casa com amigos. Este é o maior mapa deste modo de jogo, sendo uma boa adição. Com um argumento interessante e como palco uma ilha siberiana gelada e repleta de neve, onde encontramos um farol e um barco encalhado. A ideia é que as filmagens de um filme do realizador George Romero dão para o torto, surgem zombies por todos os lados, e como sempre, temos que ir aniquilando vagas de zombies que vão aparecendo.

Somos também perseguidos por um Romero enfurecido, onde aparentemente apenas se acalma em águas geladas. Também interessante é o facto de termos ao nosso dispor para combater os zombies quatro celebridades, Sarah Michelle Gellar (Buffy), Danny "Machette" Trejo, Robert Englund (Freddy), e Michael Rooker. A introdução destes quatro protagonistas fez-me lembrar o fantástico Left 4 Dead, havendo até algumas semelhanças. Mas é claro que é muito mais limitado, menos empolgante, e sobretudo menos fluido em termos de jogabilidade e progressão.

Se os mapas já disponíveis para o modo Zombies já eram uma interessante adição ao jogo, com este Call of the Dead as coisas ficam ainda mais apetecíveis. O mapa em si é bem construído, mas não deixa de ser um pouco estranho o ambiente e a sua localização, parece que não encaixa muito bem na ideia que temos dos filmes de George Romero, era mais lógico que toda a ação se desenrolasse num local mais urbano.

Em relação aos outros mapas, dedicados ao modo multijogador, são bem maiores e mais complicados que o normal. Devido às suas dimensões, é de esperar que a adaptação do jogador seja mais lenta, até que sejam descortinadas as várias estratégias e táticas de jogo, e locais chave de posicionamento.

Primeiro temos o mapa Zoo, que tem lugar num Jardim Zoológico soviético abandonado, possui um monotrilho que percorre boa parte do mapa e onde os jogadores ficam muito vulneráveis, mas dá alguma vantagem em jogos de captura. O mapa possui muitas jaulas de animais vazias, fontanários secos, lojas de recordações vazias. A ação neste mapa é fluida, sendo um mapa que leva o seu tempo a memorizar devido ao tamanho, tal como todos presentes neste conteúdo adicional.

Convoy é localizado em estradas, onde parte delas estão destruídas, permitindo aos jogadores deslocarem-se através do subsolo. Existem pontos sniper localizados em lugares estratégicos, edifícios e contentores para embates mais próximos. É um mapa multifacetado onde permite todo o tipo de abordagem.

De seguida temos o mapa Hotel, localizado num resort em Cuba onde jogamos no topo do edifício. Nele podemos vislumbrar uma piscina, um casino, elevadores que se deslocam por dois pisos e até uma sauna. Este mapa faz lembrar High Rise de Modern Warfare 2, sendo um mapa ideal para o modo Domination. Tem dois pontos sniper estratégicos, um de cada lado do mapa.

Finalmente chegámos a Stockpile, que tem lugar numa cidade suburbana da Rússia completamente gelada pela neve. O mapa contém um edifício central com duas enormes portas de aço com as quais podemos interagir. É um mapa que relativamente fácil de memorizar apesar da grande quantidade de edifícios.

Escalation é um bom conteúdo adicional, não sendo propriamente barato, 1200 PM (15€), não deixa de ter a sua qualidade. Os mapas multijogador estão bem construídos, com grandes dimensões, onde a adaptação do jogador irá demorar mais que o normal. Também de salientar o apetecível Call of the Dead, que é uma excelente adição ao modo Zombies. Call of Duty: Black Ops – Escalation já se encontra disponível para a Xbox 360, chega no início de Junho à PS3 e posteriormente ao PC.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Call of Duty: Black Ops

PS3, Xbox 360, Nintendo Wii, PC, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários