Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony retirou "Outro SO" para poupar dinheiro

E não por questões de segurança.

Uma das funcionalidades que a Sony "vendeu" no seu lançamento da PlayStation 3 foi a possibilidade de a consola poder suportar outros Sistemas Operativos, nomeadamente o Linux.

Esta possibilidade de instalar outro SO, foi removida por um novo firmware, levantando imensas contestações, e até mesmo acusações formais contra a Sony, a de ter removido algo que no seu original, na data de compra era algo adquirido e até publicitado pela marca.

Uma das razões apontadas pela Sony foi que a possibilidade de instalar outro SO abria barreiras de proteção de segurança à consola, algo que agora é alterado pela acusação, dizendo que a Sony fez isso unicamente para poupar dinheiro.

O IGN teve acesso a uma alteração a um processo contra a SCEA este mês, onde é alterado a razão pela qual a Sony retirou o "Outro SO".

A nova denúncia acusa a Sony de ter fabricado a ideia que a possibilidade de instalar um novo SO comprometia a segurança da consola, pois dessa forma poderia passar por cima da Garantia e Termos de Serviço da consola.

Pode-se ler na alteração, "Na realidade, a SCEI e SCEA removeram essa funcionalidade porque era cara para a manter (como já admitiram, quando a funcionalidade foi retirada dos modelos "slim" - mas que convenientemente foram retirados do site da SCEA), que estavam a perde dinheiro em cada unidade de PS3 vendida (devido às más decisões de planeamento e design do chip Cell como descrito acima e tendo em conta as características extra da PS3): A SCEA tinha que promover e vender os jogos para poder ter um retorno de dinheiro em virtude da perda da liderança da PS3 (e não houve lucro vindo dos utilizadores em usarem as funcionalidades de computador da PS3); A IBM quis vender os seus servidores caros utilizando o processador Cell (Os utilizadores podem agrupar PS3 tendo em vista o mesmo propósito e muito mais barato)"

A alteração também afirma que seria "virtualmente impossível" usar o "Outro SO" para pirataria, isto tendo em vista a cópia ilegal de jogos.

As razões apresentadas são que "seria necessário emular o sistema operativo para o qual o jogo é desenhado, incluindo a API, que é a interface do SO do jogo que suporta todas as funcionalidades do jogo".

É referido que quando um jogador está a usar o "Outro SO", a API e as funcionalidades do hardware são bloqueadas, o que inclui o chip gráfico da PS3.

Desde Janeiro último que a Sony não apresentou nenhuma prova que prove que alguém usou o "Outro So" para efetuar pirataria, e tem até 28 de Março para responder a estas acusações.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários