Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ultimate Mortal Kombat 3

Finish him.

As plataformas da Apple têm-se tornado cada vez mais um lugar para reviver antigos jogos que ficaram na memória, como é o caso de Golden Axe, Streets of Rage II, Pac-Man, Space Invaders, Duke Nukem 3D, e agora, Ultimate Mortal Kombat 3.

Mas o sentimento de nostalgia não é perfeito nesta versão de Ultimate Mortal Kombat 3, pois não é bem igual à que foi lançada originalmente para as arcades. Para começar temos o número de personagens, existem somente 11, sendo duas delas desbloqueáveis. E depois temos os gráficos, os sprites em 2D foram alterados por alguma razão para modelos em 3D. A diminuição da quantidade de personagens é compreensível, a versão iOS de Street Fighter IV passou pelo mesmo processo. Não posso dizer o mesmo em relação à mudança nos sprites em 2D, afinal é algo que marcou os Mortal Kombat dos velhos tempos.

Raiden seria uma excelente adição à lista de personagens.

Passando para os pontos positivos, o que realmente me agradou foi a possibilidade de personalizar os controlos. Duas opções estão disponíveis: escolher os controlos clássicos de Mortal Kombat com seis botões, ou escolher a versão simplificada com cinco botões. A grande diferença no esquema de botões simples é que existe um botão dedicado aos ataques especiais e dois botões para murros e pontapés, sendo os dois restantes para bloquear e correr. Seja qual for o esquema que escolherem, podem modificar a forma como os botões aparecem no ecrã. Eu por exemplo optei por colocar os botões de uma forma semelhante aos comandos das consolas actuais.

O principal atractivo em Ultimate Mortal Kombat 3 é o modo arcade, pelo menos foi aí que gastei a maior parte do meu tempo. Ao seleccionar este modo surgem quatro níveis de dificuldade para escolher: Novice, Warrior, Master e Grandmaster. Conforme a dificuldade aumenta, maior será o número de adversários que terão de enfrentar e melhor será o desempenho da IA. Os veteranos da série não deverão ter dificuldades caso optem por uma dificuldade mais elevada. Já os novatos, é aconselhável a dificuldade menor, pois terão que habituar-se aos controlos e ao estilo de combate Mortal Kombat.

Ainda no modo arcade, o maior desafio surge nos confrontos com Motaro e posteriormente Shao Khan. Motaro pode tornar-se uma enorme frustração, uma vez encostados à parede, ele consegue executar um combo infinito até morrermos, como se não bastasse a sua habilidade de teletransportar-se de um lado para o outro. É um combate em que não dependemos apenas de nós para ganharmos, é preciso também ter a sorte do nosso lado. O confronto por Shao Khan poderá ser igualmente frustrante mas é uma luta mais justa. Depois de o vencerem, certamente que não terão problemas em fazê-lo novamente. Como recompensa por terminarem o modo arcade, ganham acesso a um dos "Shao Kahn's Lost Treasures".

Uma grande falha é a inexistência de um modo online. Para jogarem com outros jogadores terão que forçosamente estar lado a lado, devido a só existir multiplayer local.

Motaro, o vosso pior pesadelo.

Além dos modos já referidos, Ultimate Mortal Kombat 3 oferece ainda "Survival" e "Shao Khan Karnage". No primeiro vão enfrentar lutador atrás de lutador até à vossa barra de vida se esgotar, e no segundo irão lutar contra Shao Khan durante um certo tempo numa tentativa de somar o maior número de pontos possível. O jogo conta com alguns extras como os achievements (que são bastante desafiantes) e biografias dos diversos lutadores.

A característica mais valiosa implementada nesta versão para o iOS está relacionada com a continuidade do modo arcade. O iPhone/iPod são dispositivos portáteis e Ultimate Mortal Kombat 3 adaptou-se bem a essa realidade. Se estiverem a lutar no modo arcade e tiverem que sair a meio, não há problema, o jogo grava o ponto onde sairam e quando voltarem recomeçam na mesma luta em que estavam.

O desempenho dos controlos está bem conseguido, bem melhor do que esperava até. Se bem que o tamanho do d-pad poderia ser um pouco maior para permitir uma maior margem de erro

Apesar de possuir algumas falhas, Ultimate Mortal Kombat 3 iOS consegue preservar a essência do original, conseguindo despertar um sorriso na nossa cara quando executamos uma fatality. Pelo preço a que se encontra, 0.79 cêntimos, é uma pechincha e uma excelente oportunidade para qualquer fã da série.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Ultimate Mortal Kombat 3

iOS, Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários