2010 FIFA World Cup South Africa - Análise

Carrega Portugal.

Versão testada: PlayStation 3

Com a época futebolística em alta, onde à data desta análise, o Benfica será certamente o novo campeão nacional da Liga de Futebol, as atenções em breve irão virar-se para o sul de África, para o Mundial de Futebol 2010, na África do Sul.

O futebol é vivido em Portugal com muita paixão, onde pessoalmente e como alguns sabem também é uma das minhas. Mas colocando de lado o futebol nacional, tudo aponta para que possamos ser bem sucedidos no Mundial, ou pelo menos esses são os nossos desejos. As emoções do futebol estarão certamente ao rubro e para antever isso, a Electronic Arts mais uma vez nos prima por um título oficial, onde tudo está o mais fiel possível do original.

Desde a antevisão, Portugal subiu no Ranking da FIFA de 6º para 3º lugar, uma subida fantástica, onde demonstra todo o nosso potencial. Mas em termos de dados virtuais, Portugal ainda continua abaixo de muitas selecções, não estando representado por 5 estrelas, que é o máximo da pontuação. Injusto? Provavelmente.

1

Carrega Pepe. É sempre a varrer.

Uma das questões primárias na qual gostaria de abordar, é a relação e herança que 2010 FIFA World Cup South Africa obtém de FIFA 2010. É óbvia a ligação, principalmente no que refere ao motor de jogo, que é praticamente o mesmo. Mas por outro lado, todo o tempo decorrido entre FIFA 10, é notório a afinação do motor de jogo, principalmente na sua fluidez e transição no rectângulo de jogo. Por outro lado, a redução para apenas selecções nacionais, permitiu à EA optimizar os jogadores em termos de realismo, algo que em 2010 FIFA World Cup South Africa se encontra superior ao seu antecessor. Mas nem todos os jogadores estão perfeitamente recriados. Muitos, principalmente os suplentes e reservas, não estão nada parecidos.

Em termos gerais, o jogo levou uma lavagem total e aperaltou-se todo para receber o tema Mundial em todo o seu esplendor. Isto vai desde às músicas escolhidas, onde consta o grupo nacional Buraka Som Sistema com o seu Restless, mas bem como música do mundo, predominado o som africano.

Os FIFAs têm-nos brindado com toneladas de dados reais sobre jogadores, bem como equipas e selecções. Neste também é o caso, onde a cada menu de carregamento somos informados de particularidades de imensos países ao redor do mundo. Como estamos a falar de mundial, o menu de carregamento é um enorme globo onde o país em causa é destacado e algum dado e curiosidade é mostrada. Também de realçar os menus comentados, onde é explicado o que poderemos fazer em cada local.

À primeira vista, o jogo em si é parecido com FIFA 10, mas conforme entrámos mais no jogo, e "testamos" cada lance, conseguimos ver que tudo foi melhorado. Como referi, o jogo está mais fluido, principalmente na transição da bola. O toque de bola, a reacção dos adversários, e principalmente na postura do guarda-redes, tudo foi melhorado. Agora, o guarda-redes não arrisca tanto, não toma decisões precipitadas, e principalmente no jogo aéreo o guarda redes é senhor, estando sempre presente e marcando a sua posição. Dos imensos jogos que fiz, quase todos foram muito renhidos, pois jogando em classe mundial, nada é pêra doce, e para ganharmos o mundial, teremos que soar imenso.

Comentários (58) Latest comment 2 anos atrás

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

  • benfica1983 #1 2 anos atrás

    era um jogo k gostava de ter mas como tenho o fifa 10 nao vou comprar mas gostei muito do que li e vi na demo parece que fifa vai no bom caminho
  • dragao90 #2 2 anos atrás

    Gostei muito da demo, nota justa.
  • Darth87 #3 2 anos atrás

    Adorei a demo deste World Cup, mas como já foi referido acima, tenho o FIFA 10 logo penso que não valerá a pena o gasto neste jogo...
  • Bernkastel #4 2 anos atrás

    Carrega carrega... carrega a bagagem para o avião ao fim de dois jogos, provavelmente. :p

    Junto-me ao grupo dos que gostaram da demo, mas provavelmente não o vou comprar. Quando o FIFA 10 e o FIFA 11 terão clubes para além das selecções, passo bem sem este.
  • AlbertoMelo #5 2 anos atrás

    É impressionante como o Brasil tem prestígio internacional no futebol mesmo não estando em tão boa fase.
    Eu, como brasileiro digo: Hoje nós temos o melhor sistema de defesa do mundo e pronto. Mais nada.
    O resto do time é uma incerteza atrás da outra.

    Ah, e boa sorte para Portugal.


  • Manson_21_ #6 2 anos atrás

    Grande jogo. ;)
    Se ficar barato rapidamente, talvez o compre. xD
  • AZOIK #7 2 anos atrás

    este jogo desiludiu-me. Basta fazer tabelinhas que as bolas passam sempre... e não há como defender-se a não ser jogar com 5 defesas 2 trincos ...
  • Fanboy_killer #8 2 anos atrás

    Saquei a demo na PS3 e adorei. Em termos de jogabilidade é o melhor jogo de futebol que já apanhei.
  • lopes16 #9 2 anos atrás

    Portugal campeão? Só na plaixtaxion.
  • zemanel10 #10 2 anos atrás

    "Injusto" Injusto é Portugal estar em 3º.

    É o jogo que se esperava, um FIFA ligeiramente alterado com menos equipas.
    Pelo menos aparenta ser realista, na imagem da análise o Bruno Alves parece que está a dar um pontapé no lombo do adversário.
  • captain_nazi #11 2 anos atrás

    Para mim este jogo devia valer um 1 tal com a nossa selecção NacionaL é uma grande M*rd*.
  • LusoHonor #12 2 anos atrás

    Vale a pena o jogo mesmo.

    Boa análise.
  • HENRI7 #13 2 anos atrás

    A demo estava brutal. Agora só tenho mesmo de comprar o jogo como grande fanático de futebol e de jogos de futebol que sou.
  • No_smoke #14 2 anos atrás

    Eu tenho o FIFA 10 e jogo-o online todos os dias, ou praticamente todos.Acham que vale a pena comprar este? a sensação que tenho é que durante o mundial me vai dar vontade de jogar, mas quando acabar a prova, vai ficar um jogo um pouco inútil.valera a pena a compra?
  • mokoantic #15 2 anos atrás

    Fiquei impressionado com a demo do jogo. Tal como diz a análise o jogo está mais fluido.

    Mas a 70€ acho que não vale a pena comprar, visto que em Outubro já vai sair o FIFA 11 (e esta evoluçao do 10 para o world cup ja me deixou a imaginar como estará o 11 :D)
  • Manson_21_ #16 2 anos atrás

    @mokoantic

    Podes sempre esperar um pouco e encomendares o jogo online. ;)
  • diefor Verificado Director, Eurogamer Portugal #17 2 anos atrás

    @No_smoke

    É uma peça de colecção também.
    Depois está a um preço mais baixo que o normal, e claro, FIFA 11 é inevitável daqui a 6 meses.
  • igdsp #18 2 anos atrás

    o jogo sera k esta em portugues?
  • diefor Verificado Director, Eurogamer Portugal #19 2 anos atrás

  • igdsp #20 2 anos atrás

    a versao PS3 ,mesmo k eu compre na wortem vem em ingles ?
  • Bolonha #21 2 anos atrás

    Bem, vamos partir do princípio. Argumentar que a Seleção Portuguesa é digna de Cinco estrelas, é brincadeira de mal gosto. Por mais que a esquadra Lusa possua o Cristiano Ronaldo, o resto do time é BEM médio. O goleiro é fraco, o lateral esquerdo é ruim....E Pepe, Deco e Liédson são jogadores medianos, que fizeram pouco, ou nenhum sucesso nos clubes no Brasil.

    Quatro estrelas e meia é bem justo, sim. Afinal, Brasil, Argentina, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha, realmente, estão um ou dois degraus acima.

    O jogo em si é bem constituído na questão gráfica e de jogabilidade. Houve uma pequena evolução na cadência das jogadas e o ritmo é mais lento. A profundidade e ambientação estão superiores a Versão Fifa 2010.

    Ah, mais um recado: O Xbox 360 possui uma versão magnífica do game, e esse papo de Fãboy da Sony, não cola mais.
    Editado por Bolonha às 29/04/10 @ 18:57
  • AlbertoMelo #22 2 anos atrás

    Bolonha...

    Pepe e Deco saíram muito cedo do Brasil, ainda jovens.

    Liédson já era um jogador consagrado por aqui. Fez o curso natural dos brasucas que se destacam: Europa.

    ________________________

    Santo Cristo! Que otimismo de certas pessoas de Portugal, heim??
    Vamos lá, pessoal! Pensamento positivo!!!!
  • serafimdamota #23 2 anos atrás

    Esse ano da Brasil na copa esqueçam portuguêses a equipe do Brasil esta otima e outra quando a Africa do sul ser eliminada todos esses Africanos vão torcer para o Brasil isso já foi pesquisado.
    Quanto ao jogo vou comprar e claro.
    Editado por serafimdamota às 29/04/10 @ 19:34
  • v4n_d4mm3 #24 2 anos atrás

    pessoal da eurogamer não podem fazer um vídeo com a nossa selecção só para ver como ficou o Queiroz ?
  • andre77 #25 2 anos atrás

  • RockyMotion #26 2 anos atrás

    Boa. as flame wars passaram de PS3 vs X3360 para selecção portuguesa versus brasileira. Outstanding.
    Editado por RockyMotion às 29/04/10 @ 19:47
  • serafimdamota #27 2 anos atrás

    RockyMotion eo que estou achando.
    Editado por serafimdamota às 29/04/10 @ 19:54
  • Grip_09 #28 2 anos atrás

    oh pois
    caros amigos brasileiros deve-se dizer que Portugal sempre sofreu goleadas contra o Brasil isso é certo, mas só no Brasil ou seja fora
    mas quando a coisa foi mesmo a serio Portugal mandou o Brasil para casa, no campeonato do mundo em 1966 com 3 golos sem resposta e foi em fase de grupos na altura Portugal não era mesmo nada
    quando dizem que Portugal só é Cristiano Ronaldo e mais 10 e que os outro são jogadores medianos, eu não acredito lá muito nisso porque se formos ver todos eles jogam em grandes clubes europeus e quase todos ele são titulares nos seu clubes
    jogadores que valem entre uns 25 milhões a 96 milhões
  • serafimdamota #29 2 anos atrás

    Grip_09 sabe o que eo melhor de tudo se o calcanhar de aquiles para o Portugal e não jogar em casa parece que ele vai ter azar novamente a copa e na Africa do sul onde tirando o pais deles o segundo na qual eles torcem e o Brasil então acho que Portugal não vai durar muito e em 2014 a copa e no Brasil ai ja viu né.
  • AlbertoMelo #30 2 anos atrás

    Ouvi dizer que eles torceriam para Inglaterra caso eliminados.
  • miiiguel #31 2 anos atrás

    Devia estar a dormir quando encomendei isto. Chegou-me hoje aqui à secretaria, não me lembro de o ter comprado :/

  • daweasel27 #32 2 anos atrás

    Boas
    Este jogo vai sair em portugues como saiu o fifa 10 ou nao?
    Agradecia uma resposta rapida
    Cumprimentos
  • _djs_ #33 2 anos atrás

    Se não custasse uma pipa de massa, comprava!
  • No_smoke #34 2 anos atrás

    Obrigado diefor, sendo assim vou fazer a pre-order do jogo, muito embora me pareça que o preço do jogo é idêntico ao dos restantes jogos, pelo menos no site onde eu estava a pensar comprar.Alguém me sabe dizer onde o jogo esta a bom preço?

    Obrigado
  • Grip_09 #35 2 anos atrás

    serafimdamota tambem em 1966 o campeonato do mundo foi em Inglaterra e Portugal ficou em 3 lugar e foi a primeira vez que foi a um campeonato do mundo
    e não creio que a gente da África do sul apoie o Brasil se a selecção deles perder, acredito mais que apoiem a Inglaterra
    ah! sabes onde fica o cabo da boa esperança?
    eu digo-te, na África do sul
    sabes como era conhecido antes de ser chamado cabo da boa esperança?
    eu digo-te, cabo das tormentas
    sabes quem lhe deu o nome de cabo da boa esperança?
    eu digo-te, nós os portugueses depois de conquistar-mos aquilo tudo
    este campeonato do mundo será mais uma conquista, a zona onde Portugal vai ficar e jogar a fase de grupos até é perto do cabo da boa esperança ;)
    ah! temos lá a comunidade de Angola e Moçambique por isso nem precisamos dos adeptos da África do sul
    em 1966 o Brasil tinha o Pele mas nós tínhamos o Eusébio o pantera negra, hoje o Brasil tem Káka mas nós temos Cristiano Ronaldo, no fim a historia vai-se repetir
    ;)

  • Kezman #36 2 anos atrás

    dá para dar rotativos com o bruno alves ?? senao n compro..
  • heliummm #37 2 anos atrás

    "Quem carrega são os burros" sempre ouvi dizer lol
  • diefor Verificado Director, Eurogamer Portugal #38 2 anos atrás

    kezman por acaso dá. :D

    Mas ele cortou a bola.
  • Manson_21_ #39 2 anos atrás

    @Augusto, pelos vistos é 10€ mais barato que normal... xD
    Mas podes sempre encomendar o jogo. ;)

    Cumps.
  • Bolonha #40 2 anos atrás

    Grip-09 e Alberto Melo

    Bem, vamos nós de novo. Contudo, quero afirmar que não tenho nada contra os clubes portugueses e a Selação de Portugal...Os pensamentos a Seguir são constataçõs pessoais de alguém que acompanha futebol....


    Deco e Pepe sairam cedo do Brasil pq NÃO foram aproveitados pelos seus clubes....Sim, Não tinham qualidade suficiente para exercer a função de jogador nos clubes daqui. E o Doni da Roma??? Meu deus, ele foi dispensado do Corinthians e do juventude....O titular, Julio Sergio nem sequer é lembrado pelos torcedores santistas...

    O curso natural dos jogadores 'Brasucas' é a Europa. Claro, é onde está o dinheiro. Entretanto, não posso dizer que só se joga futebol na EUROPA. O Campeonato brasileiro é um dos mais disputados no mundo, sempre com 7ou 8 favoritos...Coisa bem diferente dos torneios Europeus, que, na maioria das vezes, Tem um ou dois favoritos....Ou não?

    Palmeiras, São Paulo, Conrinthians, Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, FLamengo...qualquer um desses aqui, encara de igual para igual os times de ponta da Europa...Qualquer um desses...E quando eu falo sobre as qualidades dos jgadores, não falo que eles são péssimos, mas não estariam nem na quarta seleção brasileira....Liédson...sim, ele é bom, mas temos aqui, jogando no Brasil, ins 10 iguais a ele....

    Não é menosprezo, por favor, mas um apontamento diferenciado...

    Agora, pelo amor de Deus esse lance de copa de 66...Aff, Se for pensar assim, o Brasil é o maior Freguês da Hungria....Pelo amor de deus..A seleção portuguesa é CR mais 10.....e só....


  • micoli #41 2 anos atrás

    Bolonha e serafimdamota

    É triste quando os argumentos e a visão da realidade que apresentam é dúbia, parcial e desfocada.
    Assim sendo, e referindo desde já que nada me move contra os jogadores brasileiros que por cá andam, tenho de vos relembrar do seguinte:

    1- Nem nos vossos melhores sonhos, as equipas que disputam o titulo do Brasileirão conseguem ombrear com as equipas de topo do futebol europeu.
    2- Basta referir que nas poucas ocasiões em que disputam a Taça Intercontinental e agora o Mundial de Clubes, raramente uma equipa brasileira saiu vencedora (falo nos últimos 10/15 anos).
    3- O facto do vosso campeonato ter 7 ou 8 equipas a disputar o titulo é sinal de que é equilibrado mas daí a podermos concluir que tem muita qualidade é falso. Uma coisa não pode levar a outra. É nivelado....mas por baixo! Os jogos do vosso campeonato são chatos, arrastados, ritmo de treino, relva com 20 cm de altura não deixando ver sequer os atacadores da chuteira...se tudo isso é sinónimo de qualidade....
    4- Não é preciso recuar a 66 para vos dizer que a selecção brasileira não tem muita sorte com a portuguesa....posso referir apenas que na penultima vez que nos encontramos, em Londres, perderam por 2-0 e antes tinham perdido 1-0 no Estádio da Antas (golo de Deco)...sim esse mesmo que não tinha qualidade para jogar no Brasil!!
    5- Referir que a selecção portuguesa é só o CR e mais 10, é uma de duas coisas: ou não percebem nada de futebol ou estão com pouca confiança na vossa sellecção....Eu era capaz de arriscar que é uma mistura de ambas....

    A vossa seleção é forte, mas não tentem menosprezar os outros! A sobraceria tão habitual em vocês, por vezes prega-vos cada partida....
  • Bolonha #42 2 anos atrás

    micoli

    Vamos lá de novo.

    O futebol é uma ocisa linda. Maravilhosa e cheia de surpresas.

    Vamos aos seus apontamentos:

    "Nem nos vossos melhores sonhos, as equipas que disputam o titulo do Brasileirão conseguem ombrear com as equipas de topo do futebol europeu.
    2- Basta referir que nas poucas ocasiões em que disputam a Taça Intercontinental e agora o Mundial de Clubes, raramente uma equipa brasileira saiu vencedora (falo nos últimos 10/15 anos). "

    Ah, com certeza....São Paulo, Corinthinas, Internacional, não foram campões mundiais? Acho que estou enganado então....

    É engraçado esse pensamento protecionista dos europeus. Faria uma aposta, sem pestanejar, qualquer um desses que citei estaria numa semi fianl de Champions league....Afinal, se Lyon, Porto, entre outros chegam....

    "- O facto do vosso campeonato ter 7 ou 8 equipas a disputar o titulo é sinal de que é equilibrado mas daí a podermos concluir que tem muita qualidade é falso. Uma coisa não pode levar a outra. É nivelado....mas por baixo! Os jogos do vosso campeonato são chatos, arrastados, ritmo de treino, relva com 20 cm de altura não deixando ver sequer os atacadores da chuteira...se tudo isso é sinónimo de qualidade.... "

    Mais uma vez, quem está falando não assiste o campeonato brasileiro, ou não entende nada de futebol. Nivelado por baixo? Estranho, pq ano após ano, os times europeus buscam jogadores de tão 'baixo nível' do futebol brasileiro? Acompanhar jogos como Palmeiras x Internacional, Flamengo x Grêmio, Santos e São Paulo....ah, sim, Porto x Braga que é bacana....

    Arrastado? Ritmo de treino? hahahhaha, só me resta rir...Bem, acho que não é sabido, mas o preparo físico dos jogadores brasileiros está sempre acima da média....Jogos de grandes proporções, que arrastam multidões (vale lembrar que só o flamengo, corinthias, São Paulo e Palmeiras ppossuem 65 milhões de torcedores...Bem maior que muito país europeu...) São extremamente emocionantes, bem jogados...etc. Falo de novo, não assiste o campeonato brasileiro.

    "- Não é preciso recuar a 66 para vos dizer que a selecção brasileira não tem muita sorte com a portuguesa....posso referir apenas que na penultima vez que nos encontramos, em Londres, perderam por 2-0 e antes tinham perdido 1-0 no Estádio da Antas (golo de Deco)...sim esse mesmo que não tinha qualidade para jogar no Brasil!!
    5- Referir que a selecção portuguesa é só o CR e mais 10, é uma de duas coisas: ou não percebem nada de futebol ou estão com pouca confiança na vossa sellecção....Eu era capaz de arriscar que é uma mistura de ambas.... "

    Bem como disse no começo, futebol ´pe maravilhoso...E o Deco, sim, aquele que que é ruim mesmo, dispensado pelo corinthians, faz um gol...Mas para responder essa sua afirmação, vamos nos atentar aos números:
    Jogos entre Brasil e Potugal : 18

    VITóRIAS do BRASIL - 12

    VITóRIAS DE PORTUGAL - 4

    Bem, é bom se atentar as essas duas vitórias recentes mesmo....Pq do resto....aff...

    Para finalizar: Quem mais é bom na seleção??? Simão??? Pelo amor de Deus....



  • RockyMotion #43 2 anos atrás

    ^^
    "O futebol é uma ocisa linda. Maravilhosa e cheia de surpresas."

    Na verdade acho que futebol é um empecilho à sociedade, concentrando os milhões de € nos jogadores que ficam apenas a correr durante 90 minutos por semana (dinheiro esse muito melhor empregue em sectores vitais como educação, transportes, comunicação ou distribuido no salario de pessoas que se matam a trabalhar e não recebem o que merecem...), encorajando o alcoolismo e depressão em fanaticos de certos clubes, criando problemas como brigas, porrada entre claques (e esses cenarios onde há porrada não ficam em muito bom estado) dando azo à corrupção, etc. E hoje em dia é mais um negócio que gira à volta do lucro do que entretenimento. Por isso acho que o futebol cria todos os problemas o fazem necessitar reforma profunda, mas é só a minha opinião ^.^
    Editado por RockyMotion às 30/04/10 @ 17:10
  • Grip_09 #44 2 anos atrás

    Bolonha

    estás tão errado
    sim Portugal como já disse tem um historial de derrotas pesadas contra o Brasil mas quando foi mesmo preciso ganhar portugal ganhou e por 3-0 e agora vai ser o mesmo
    Portugal quando faz jogos de amizade não joga nada de jeito mas quando é para jogar em torneios eles deixam o suor no campo

    para finalizar
    jogadores bons da selecção? Simão, Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho, Deco, Tiago, Cristiano Ronaldo, Pedro Mendes etc etc etc

  • Bolonha #45 2 anos atrás

    Grip_09

    Eu sei que Portugal tem um bom time....Mas, meu, de boa, essa lista de jogadores que me passou, não seria a 3º seleção do Brasil. Não é menosprezo.

    Simão, Bruno Alves, Pepe, Deco, Tiago, , Pedro Mendes....Bem, Limitados, muito limitados....

    Ricardo Carvalho (ótimo zagueiro, muito seguro) Cristiano Ronaldo (estupendo jogador, decisivo e mortal)- Esses dois sim, são ótimos!

    Desculpa, acho que passará de fase na Copa, certamente, mas, ir longe...ai, é outra história.....
  • AlbertoMelo #46 2 anos atrás

    Concordo contigo, Bolonha...

    Mas 3° seleção??

    E se o Kaká se machuca no meio da copa, quem será o substituto?
    Elano?? Julio Baptista??? Ronaldinho gordo, bêbado?

    E se o Luis Fabiano se machuca?

    Entra o Adriano depressivo?

    Quem é o lateral-esquerdo (bom) que temos?

    Robinho = malabarista de circo.


    Também penso que seremos campeões, mas não estamos com essa bola toda.
  • Grip_09 #47 2 anos atrás

    Bolonha, 3º selecção? lol

    não digo mais nada

  • Bolonha #48 2 anos atrás

    Vamos lá:

    1º seleção

    Julio cesar, Maicon, Juan, Lucio e Michel bastos. Gilberto Silva, Felipe melo, Elano e Kaka. Robinho e Luis Fabiano. (nao concordo com Gilberto silva, elano e Felipe melo, mas é o que o Dunga chama, fazer o que?)

    2º Seleção

    Marcos, Daniel Alves, Luisão, alex, Marcelo (andré Santos, Fábio Aurélio), Pierre, Hernanes, Ronaldinho Gaucho e Ganso, Nilmar e Adriano.

    3º Seleção

    Rogério Ceni, Vitor (cicinho, Leonardo Moura) , Thiago Silva, Miranda e Roberto Carlos. Elias, Lucas, Alex e Anderson. Neymar e Wagner Love (Kleber, Keirrison, Alcsandro, Hulk...)

    Olha, me desculpe, mas qualquer uma dessa acima é melhor que portugal. E de Longe....kkkk


    O alex é, mais ou menos, umas cem vezes melhor que o Deco....kkkk e nem é chamado! O ganso....kkk, nem se fala!

    Desculpa Grip_9, mas não dá!
  • Kezman #49 2 anos atrás

    eu apesar de ser portugues, admito que o Bolonha tem alguma razao... esta nossa selecçao está muito fraca comparando com outras anteriores... o brasil tem jogadores para fazer duas ou tres equipas superiores a selecçao portuguesa, tambem é verdade que tem jogadores que sao tao bons ou melhores que os internacionais brasileiros como o cristiano ronaldo( n ha ninguem no brasil tao bom) simao, ricardo carvalho, simao, nani, pepe, tiago, etc... mas quando temos de jogar com jogadores brasileiros naturalizados de 33 anos(liedson), vê-se logo que algo n vai bem na nossa selecçao... que saudades do rui costa, figo, sergio conceiçao, f. couto, paulo sousa, etc.. isso sim era uma selecçao!!!
  • andre77 #50 2 anos atrás

    continuando o off topic:

    epa....estar a dizer que uma 3ª ou mesmo 2ª seleccao do brasil é melhor que a de Portugal é um exagero......comparando a 1ª linha de ambas as equipas .... Os 3 melhores centrais de portugal (Pepe, B.alves e R.carvalho) sao melhores que qualquer dos centrais que ai apresentaram.....no meio campo penso que portugal em nada fica a dever ao brasil....e o cristiano rivaliza com qualquer avancado brasileiro.....o brasil ganha claramente na baliza por causa do J.cesar, na lateral direita (com maicon e d.alves) mas so porque o bosingwa nao vai ao mundial e depois no ataque na sua globalidade. Outra coisa em que o brasil é melhor é claramente no banco, o brasil consegue convocar os 23 sem perder qualidade e nos para formar um 11 ja é algo complicado. Como disse para mim apesar de algumas lacunas o 11 de portugal nao fica muito atras do brazil, o problema é quando é preciso jogar uma 2ª linha, ai claramente ficamos a perder.

    mas tambem comparar um pais com uma base de recrutamento de milhoes e milhoes onde o futebol esta ao virar da esquina e que tem uma tradicao em termos de futebol enorme (falo de participacoes e vitorias em competicoes internacionais) , com um pais muito mais pequeno e que so apartir deste seculo comecou a marcar presenca assidua em mundiais e europeus....

    Se calha vou ser um pouco optimista mas vejamos,
    comparando posicao a posicao: ( > (melhor) e < (pior) ) na minha opiniao

    J.Cesar > Eduardo
    Maicon (dani alves) >= Bosingwa (nao vai ao mundial)
    lucio < R.carvalho
    juan < B.alves (ou pepe)
    m.bastos > duda
    G.silva < = P.mendes (ou pepe)
    F.melo < R.meireles
    elano < = moutinho ou tiago ou deco ( dependendo da forma de cada 1)
    kaka > nani (apesar de que as vezes o nani é capaz de coisas muito boas)
    l.fabiano > liedson (< ronaldo)
    robinho < ronaldo (> simao)
    Editado por andre77 às 01/05/10 @ 10:23
  • AlbertoMelo #51 2 anos atrás

    Concordo com tudo, agora...

    Lúcio< R.Carvalho ????

    Lúcio=Melhor zagueiro do mundo.
  • poroc300 #52 2 anos atrás

    É incrivel como há aqui brasileiros a comentar e que alguns dizem uns disparates. Penso que é inquestionável que a Europa tem as melhores equipas do Mundo, os melhores campeonatos, os melhores jogadores. O campeonato brasileiro nem é nada por ai além, os jogadores saiem desse campeonato para ganhar mais dinheiro (tens razão nisso Bolonha), mas pode-se observar que melhoram bastante na Europa a nivel técnico, fisico e táctico. A selecção do Brasil é praticamente composta por jogadores que melhoraram bastante na Europa. O nivel competitivo é muito maior na Europa e quem diz o contrário é porque não vê futebol (sem faltar ao respeito às pessoas).

    Quanto aos jogadores internacionalizados, Pepe na minha opiniao é melhor que qualquer central que o Brasil tem actualmente. Deco na altura do seu pico de forma (agora já não) era um jogador que tinha lugar na vossa selecção devido ao seu lugar especifico que desempenhava. O liedson é que devido à qualidade de avançados que a vossa selecção tem não tinha lugar, existindo para ai 11 ou 12 jogadores à frente dele.

    Quanto à selecção também é inquestionável que o Brasil é de longe mais forte que Portugal. Acho este 3º lugar do ranking ridiculo mas dizer que a selecção é Ronaldo e mais 10 é no minimo um comentário de um ignorante. Portugal tem as suas fraquezas mas por acaso conheces Bosingwa (infelizmente não via ao mundial mas é dos melhores laterais direitos do mundo), Pepe (melhores centrais do mundo), Carvalho, Nani, Simão, Deco? Volto a frisar a vossa selecção é bem melhor que a nossa e não tneho problemas em admitir isso. O Brasil juntamente com a Espanha, na minha opinião são os favoritos à conquista do Mundial.

    Mais uma vez refiro que fiz este comentário sem o objectivo de ofender alguém.

    Termino o off-topic e peço desculpa.

    Cumprimentos
  • Bolonha #53 2 anos atrás

    Respondendo mais uma vez:

    Poroc300

    "Penso que é inquestionável que a Europa tem as melhores equipas do Mundo, os melhores campeonatos, os melhores jogadores. O campeonato brasileiro nem é nada por ai além, os jogadores saiem desse campeonato para ganhar mais dinheiro (tens razão nisso Bolonha), mas pode-se observar que melhoram bastante na Europa a nivel técnico, fisico e táctico"

    Olha, os jogadores brasileiros melhoram na questão fisíca pelo simples motivo de amadurecer na Europa. Afinal, saem dos clubes muito cedo e estão desenvolvendo sua musculatura e tudo mais. Desculpe, mas a preparação física dos clubes brasileiros é a melhor do mundo, vide os jogadores que voltam da europa e sofrem para se adaptar a realidade de treinos do Brasil. Isso é fato.

    Não sou idiota, e sei da potencialidade dos clubes Europeus. Mas, afirmo, Em cada pais são dois, três ou no máximo quatro clubes de ponta. Com isso, desculpe a todos, mas os jogos dos campeonatos nacionais, na sua maioria, são ruins. Chelsea x Barcelona, Inter x Bayer, Porto x Real Madrir, tudo bem, são ótimos jogos, mas só são possiveis na Champions League. E mais uma coisa, Vcs acham sinceramente, que, por exemplo o Kaká, não seria esse extraordinário jogador se não atuasse na Europa?

    Espero que a resposta seja não....Pq, de boa, a base para um bom jogador está na base que ele é formado. E, certamente, Kaka, Ronaldinho Gaucho, Robinho, Ronaldo, Romário, Zico, e tantos outro, não aprimoraram o seu futebol na Europa...Sim, taticamente é inquestionável a sua afirmação.Evoluem mesmo, até nas características polivalentes....

    "Quanto aos jogadores internacionalizados, Pepe na minha opiniao é melhor que qualquer central que o Brasil tem actualmente. Deco na altura do seu pico de forma (agora já não) era um jogador que tinha lugar na vossa selecção devido ao seu lugar especifico que desempenhava"

    Desculep, mas o Pepe, não consegue se firmar nem no Real Madrid. É um bom zagueiro, sem dúvida, mas está longe de ser um Juan, Lucio, Miranda...
    O Deco é um bom meio de campo... Mas só...Como falei acima, foi feito dele um slavador que não existe. Está encostado no Chelsea, e não se afirma....Desde que saiu do Barcelona é esse mesma história..Já existem boatos de que logo mais ele jogará no Brasil, provavelmente no Corinthians ou no Palmeiras....No auge, foi sim um BOm jogador!

    Outra coisa, conheço sim o Bosingwa. É um bom lateral... mas se vcs dependerem de Nani e Simão, ai a coisa pega....Agora, fique tranquilos, a Espanha é uma seleção pipoqueira de marca maior...Nisso, acho que todos concordamos!


    Kezman

    Acho que no mundo, os melhores jogadores são Kaká, Cristinano Ronaldo e Messi. Os três, no mesmo nível.
  • poroc300 #54 2 anos atrás

    "Olha, os jogadores brasileiros melhoram na questão fisíca pelo simples motivo de amadurecer na Europa. Afinal, saem dos clubes muito cedo e estão desenvolvendo sua musculatura e tudo mais. Desculpe, mas a preparação física dos clubes brasileiros é a melhor do mundo, vide os jogadores que voltam da europa e sofrem para se adaptar a realidade de treinos do Brasil. Isso é fato."

    Lamento mas tenho de discordar, a preparação fisica na Europa é muito melhor. O que é um facto são os jogadores brasileiros que vêm para a Europa e têm dificuldades nos primeiros tempos a adaptar-se a um ritmo mais elevado (até na liga portuguesa isso se nota).

    "Não sou idiota, e sei da potencialidade dos clubes Europeus. Mas, afirmo, Em cada pais são dois, três ou no máximo quatro clubes de ponta. Com isso, desculpe a todos, mas os jogos dos campeonatos nacionais, na sua maioria, são ruins."

    Oh Bolonha isso é completamente errado, basta ires ver liga inglesa, espanhola, alemã e até francesa. De certeza que vês muito o campeonato português para afirmares uma coisa dessas lol. Além disso os brasileiros também saiem dai para irem para campeonatos mais competitivos...

    "E mais uma coisa, Vcs acham sinceramente, que, por exemplo o Kaká, não seria esse extraordinário jogador se não atuasse na Europa?"

    Não lol. Óbvio que uma boa parte da sua qualidade foi criada no Brasil e está-lhe nos genes. Mas se ele não tivesse vindo para Europa será que teria conseguido ser o melhor jogador do mundo? Quase de certeza que não seria.

    "Desculep, mas o Pepe, não consegue se firmar nem no Real Madrid. É um bom zagueiro, sem dúvida, mas está longe de ser um Juan, Lucio, Miranda... "

    Podes não estar atento à carreira do Pepe, mas ele já é indiscutivel na defesa do Real Madrid. Ele agora não joga porque teve uma lesão grave e ficou 5 meses de fora. Na minha opinião ele é melhor que todos esses centrais que referiste.

    Já agora Deco no auge não foi um bom jogador, mas sim um óptimo jogador (melhor jogador da Champions em 2004 e melhor médio em 2006) e esteve praticamente para estar entre os três melhores do mundo num desses anos (era um sério candidato para ser um dos 3 finalistas).

    Cumprimentos
  • Bolonha #55 2 anos atrás

    É, realmente, depois que me falou que na Espanha, França, Inglaterra e Alemã, possuem mais de 2 ou três times, desisti.

    Acho que vcs assistem outra coisa, que, realmente não é futebol... E em termos de preparação física, bem, vcs só tem o referencial europeu, por isso acho que tem os melhores...Mas, o incrível, é que tento na Preparação, quanto na medicina esportiva, o Brasoil dá um baile...

    Nossa, e vcs insistem no Pepe e no Deco...Ai meu deus..Tudo bem...Como disse, falta referencial.....Entendo...

    Só uma coisa, assistam, pelo menos uma vez, algum jogo dentre os oito times que afirmei no camponato brasileiro...E, se tiverem curiosidade, leiam sobre u uniuverso daqui...Quem sabe, dessa forma, entendam o que digo...


    Link interessante

    [link url=http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=6345
    ]http://www.educacaofisica.com.br/noticia...[/link]
  • lacerda2722 #56 2 anos atrás

    Jogo simplismente fantastico ,parabéns a EA verdadeiro simulador de futebol....
  • guimbomaster #57 2 anos atrás

    O jogo está em português?
  • Ricksnp #58 2 anos atrás

    Como grande admirador de futebol e principalmente de Fifa 10 e PES 2010.. notei uma grande evolução na parte mecanica e gráfica do jogo. Gostei bastante, é empolgante o grau de dificuldade e a jogabilidade. Logo em seguida comecei uma carreira no Fifa 10, planejei taticas, transferencias etc.. e quando joguei senti um grande impacto na questão grafica. A EA realmente evoluiu bastante desde o ultimo futebol, estou a esperar ansiosamente pelo Fifa 11