Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Need For Speed: Hot Pursuit

Polícia ou ladrão?

Há algum tempo que não deitava as mãos num Need For Speed. Não por não ter vontade de jogar, sempre gostei bastante desta série, mas sim porque na época em que é lançado existem muitos outros lançamentos. A não ser que tenham muito tempo livre, é praticamente impossível jogá-los a todos e eventualmente alguns jogos ficam para trás.

Desde o seu anúncio que Hot Pursuit nunca conseguiu captar a minha atenção. Não tinha interesse nenhum no jogo e o que via nos vídeos também não ajudava. Isto só ajudou para que a minha surpresa fosse maior. Depois de uns minutos a jogar Hot Pursuit a minha opinião mudou por completo. Fiquei agarrado ao jogo durante horas a fio, a fazer corrida após corrida, e mesmo já estando cansado e dizendo para mim mesmo "esta é a última", acabava por fazer outra corrida.

Hot Pursuit leva os jogadores à localidade fictícia de Seacrest County, um lugar aonde as corridas ilegais ocorrem a toda hora. Para conseguir lidar com os "aceleras" a polícia de Seacrest está armada até aos dentes, não com armas de verdade, mas com os carros mais potentes do planeta. Como seria de esperar de um jogo com esta temática, Seacrest County é um paraíso para as corridas ilegais. Estradas compridas e sem muito transito, atalhos escondidos, praias, florestas, desertos e montanhas como cenários é o que podem esperar encontrar.

No modo carreira assumimos ambas as perspectivas de corredor ilegal e de polícia. A distinção dos eventos de cada uma das facções é feita através dos pequenos ícones assinalados no mapa. Controlar ambas as partes não é apenas divertido, ajuda também a criar variedade no jogo. A estrutura não é rígida, isto é, não obriga o jogador a fazer uma corrida específica e a seguir outra. Hot Pursuit é desleixado, no bom sentido, e dá-nos liberdade para fazermos o que gostamos mais. Podem optar por completar corridas de ambos os lados alternadamente ou se preferirem primeiro fazem as corridas todas como corredor ilegal e depois como polícia, ou vice-versa. Nunca temos apenas uma corrida para escolher, existe sempre diferentes corridas para completar.

O sistema de progressão é bastante directo e fácil de perceber, na verdade assemelha-se aquele que foi visto em Need For Speed: Most Wanted. Hot Pursuit baseia-se num ranking que por sua vez se baseia no nosso bounty (o prémio pela nossa "cabeça"). Quanto maior for o nosso bounty maior será o nosso ranking, simples. Começamos no fundo da tabela e o objectivo é alcançar o ranking número 20 "Most Wanted". Para a polícia este sistema funciona exactamente da mesma forma, só que em vez do nosso bounty reflectir a nossa qualidade como corredor ilegal, reflecte a nossa qualidade como agente da lei. Como foi dito anteriormente, é um sistema que já foi visto em jogos anteriores. Ainda assim, funciona às mil maravilhas e está sempre a recompensar o jogador pelo seu progresso oferecendo-lhe máquinas cada vez mais potentes.

Aumentar o nosso bounty é relativamente fácil, apenas temos que ir completando os vários eventos que vão aparecendo no mapa. O jogo é gentil connosco, não necessitamos de ficar em primeiro lugar para ganharmos uma corrida. Para avançarmos em frente podemos ficar também na segunda ou terceira posição. Claro que somos penalizados por isso, ganhando menos bounty se ficarmos numa posição inferior à primeira.

Esta possibilidade de podermos completar um evento ficando em segundo ou em terceiro é extremamente útil, pois se não existisse poderia criar alguma frustração nos jogadores. A inteligência dos adversários em Hot Pursuit é muito boa, nunca estamos sozinhos na pista, no sentido em que os outros carros não ficam muito distantes de nós. Os outros carros lutam arduamente pela primeira posição e às vezes alcançam-na. Em Need For Speed anteriores sempre senti que a vitória era algo fácil, nunca era apresentada grande dificuldade. Hot Pursuit vem contrariar isso, foram várias as vezes em que fiquei em segundo (medalha de prata) e por vezes até em terceiro. Por esta razão, a vitória em Hot Pursuit é algo que realmente cria satisfação (e um respirar de alívio no final da corrida).

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Need for Speed: Hot Pursuit

iOS, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários