Sports Champions

Vai um duelo de gladiadores?

Com o lançamento do PlayStation Move já para amanhã, já temos na nossa posse os primeiros jogos para o controlador de movimentos da Sony. Alguns jogos, são adaptações dos já existentes, mas a Sony não quis deixar de prestar homenagem ao lançamento com jogos originais, que suportem o controlador. O Sports Champions é um desses jogos. As consolas rivais têm ou vão ter (no caso da Xbox 360 com o Kinect) um jogo deste estilo, isso leva-nos à pergunta, afinal quais as diferenças entre todos eles?

Para começar os seus controladores são todos diferentes, neste caso usamos o PlayStation Move. Devo dizer que foi o meu primeiro contacto com o novo controlador da PlayStation 3, para minha surpresa funciona melhor do que esperava. O Move é bastante ergonómico, intuitivo de utilizar e capta com sucesso todos os nossos movimentos. Ao realizarmos movimentos rápidos notei uma ligeira latência, nada de grave e que afecte a experiência de geral.

O material utilizado para esta análise foi unicamente o PlayStation Move, não tivemos acesso ao sub-controlador. Todo o jogo pode ser jogado desta forma, mas com o sub-controlador é possível realizar movimentos mais realistas. Se quiserem a experiência completa há que ter ambos, o sub-controlador existe por alguma razão. Convém ainda dizer que antes de jogarem qualquer um dos desportos, é sempre necessário fazer a calibração para a vossa estatura, o jogo não grava o vosso perfil. Isto é algo frustrante, pois sempre que queremos jogar X modalidade temos que calibrar novamente. Ou seja, não só cada jogo terá que ser calibrado, mas como também cada modalidade. E uma vez calibrado, porque não ficar gravado no perfil do jogador?

Com o desempenho do PlayStation Move e material usado postos de lado, podemos prosseguir com a análise do jogo em si. Sports Champions oferece aos jogadores seis desportos diferentes: Disco Golfe, Voleibol, Tiro com o Arco, Ténis de Mesa, Boccia e o meu favorito, Duelo de Gladiadores (Ok, foi difícil de tirar o Jorge do Ténis de Mesa).

No menu principal podemos escolher um destes seis desportos facilmente. Todos estão estruturados de formas iguais, existe o modo "Free Play", "Challenge Mode" e "Champion Cup". O "Free Play" é basicamente um modo para treinarem, o "Challenge Mode" são uma série de desafios, dependendo do desporto, em que o objectivo é tentar alcançar pontuações cada vez maiores. O "Champion Cup" deixa-vos competir em torneios contra 10 adversários controlados pela a IA. Temos três taças para conquistar, a de bronze, prata e ouro.

No final de cada confronto com os adversários recebemos uma pontuação que por conseguinte se traduz em uma, duas ou três estrelas. Ao alcançarmos três estrelas recebemos uma melhoria. No caso do disco golfe recebemos, por exemplo, um disco de pedra, ou no caso do duelo de gladiadores, uma catana. Ou até mesmo novas roupas. Isto é agradável, afinal é sempre bom sermos recompensados.

Antes de avançarmos para os desportos, há que escolher uma personagem. Só existem 10 personagens para escolher. Isto é uma limitação, onde, efectuando uma comparação com o título de lançamento da Wii, o Wii Sports, podemos criar uma personagem através dos Miis. Embora limitado, sim, mas que deu aso a diversas comparações e criações interessantes. Porque razão aqui não podemos fazê-lo? Era bom termos uma personagem criada por nós a jogar os diversos desportos.

O disco golfe é um desporto simples, caso não saibam. O local para praticar é parecido com um campo de golfe, a diferença é que temos de acertar num cesto com um disco. Para lançarmos o disco (de forma correcta) temos de manter o PlayStation Move numa posição horizontal. É quase como lançar um disco na realidade, podemos lançá-lo em todas as direcções e com todos os efeitos possíveis. Para conseguirem meter o disco no cesto vão precisar em média três lançamentos. Cuidado com as árvores no cenário ou outros obstáculos, o disco pode bater neles.

Comentários (36)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!