Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Journey

Em busca da luz.

Os género de jogos podem ser divididos pela paleta de cores, onde cada cor representa um tipo de jogo, um tipo de sentimento e emoção. Para Jenova Chen, co-fundador dos estúdios That game Company, que já nos trouxeram pérolas como flOw, e Flower, todos os jogos da actualidade apenas estão dentro de um padrão de cor. O vermelho. Tudo o resto é uma incógnita a ser explorada.

Para explicar este exemplo, Jenova deu imensos exemplos das actuais franquias, e embora tenha trabalhado em exclusivo para a PlayStation 3, e a apresentação do seu novo jogo Journey seja à porta fechada, dentro do espaço Sony PlayStation, não se coibiu de mostrar Halo, Link e outros jogos exclusivos de outras marcas. Jenova não fala sobre rivalidades, e no contexto de toda a paz, e ambiente espiritual de Journey, até este ponto foi passado completamente ao lado.

Falar de Journey é falar em primeiro lugar da essência de muita coisa. Porque é que os jogos são tão "vermelhos"? Onde andam os jogos que preenchem o espectro do azul, do verde, do branco, do rosa? Para Jenova, estas cores são todas elas emoções, sentimentos. E pergunta à audiência. "Porque razão ainda não existe um jogo que seja apenas uma obra cómica? Como no cinema? Porque razão tem que haver pontos, mortes, destruição, tiros?" É esse lado emocional, esse lado do oposto do vermelho que Jenova e toda a equipa do estúdio That Game Company quer explorar.

Num mundo cheio deste tipo de jogos, é difícil explicar outro tipo de conceito. As nossas mentes estão tão formatadas a um hábito de rotinas quase impostas que às vezes parece difícil ir além do actual e óbvio. Journey é um jogo estranho, parecendo mais como uma experiência videojogavel de introspecção que um produto de massas comercial. Como no cinema, existe mercado para tudo, e temos visto nos último tempos essa tendência a mudar, e isso são ventos muito bons.

Este movimento mais emotivo e preocupado com o ser humano e seu destino tem tomado uma maior voz em virtude dos jogos para download a preço reduzido. Antes um produto deste tipo, com preços a variar os 15€ não tinha forma de atingir as massas, mas com o advento das lojas digitais, com milhões de utilizadores ávidos de bons jogos, os projectos mais "independentes" têm conseguido o seu espaço, e claro público. E este é certamente o caso de Journey. Mas afinal o que é Journey?

Em Journey controlámos uma espécie de criatura isenta de corpo, apenas coberta com uma manta. O ambiente é no seu geral desértico, e a areia funciona como a plataforma de jogo. Como estamos num ambiente quase como um sonho, o comportamento da areia não é exactamente real, pois muitas vezes parece mais um mar do que um deserto (podemos surfar pelas ondas de areia). Tudo em Journey é simplista. Apenas usamos botões e o analógico. Um botão para saltar e outro para entoar um chamamento. A nível de motor de jogo, é impossível não olhar e ver uma camada de Flower nele. Troquem a personagem pela flor e a areia pelas plantas e conseguem ver o jogo. Não que isto parece um aproveitar de um motor de jogo, mas sim que tem muito a ver com o anterior jogo na sua forma de jogar. Até o próprio uso do SixaxiS.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Journey

PS4, PS3, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários