Halo 5: A mais impressionante melhoria para 4K na Xbox One X?

Da forma que foi feito para ser jogado.

por John Linneman. Publicado 10 Novembro 2017

Em 2015, a 343 Industries lançou Halo 5: Guardians, um que apesar de algumas críticas foi bem recebido e é um bom shooter com gameplay sólido e uma direcção artística linda - tudo a 60fps. No entanto, a performance suave teve um preço: a qualidade de imagem. A Xbox One não era poderosa o suficiente para aguentar com tudo o que o jogo tinha para dar, mas com a chegada da Xbox One X, a visão da 343i é alcançada em pleno.

Bem-vindo à nova face de Halo 5 na nova consola de 6 teraflops. O jogo está mais nítido, revelando a beleza do original. É uma melhoria incrível e a verdade surpreendente é que a actualização 4K da 343i não parece oferecer grandes melhorias nos assets. Existem ajustes, melhorias e refinamentos, mas só ao aumentar a resolução e filtro de texturas, o jogo transforma-se, a sua beleza é revelada.

Publicidade

A carregar...

Na verdade, a alta resolução revela detalhes anteriormente impossíveis de ver. Um dos exemplos são as armas - o ecrã apresenta texto detalhado e até a duração da bateria. Parece que a mesma arte é usada na versão base do jogo, mas não tinha a quantidade suficiente de pixeis ou a definição para apresentar todos os detalhes. Talvez mais do que qualquer outro jogo no lançamento da nova Xbox, Halo 5 demonstra o que a melhoria no hardware consegue e apesar dos benefícios para quem joga num ecrã 1080p, a vantagem a 4K é inegável.

A questão então é - o quão melhorada foi a resolução e até que ponto é conseguida 'verdadeira 4K'? Na Xbox One base, Halo 5 tem a 1080p como alvo sempre que possível, mas raramente lá chega. Quase todas as batalhas correm numa resolução inferior, até chega a descer para 810p. Não é o melhor, mas tornou possível os 60fps perfeitos - uma contra-partida lógica e justa.

Na Xbox One X, a resolução chega a 2160p nativa. A resolução dinâmica está presente para assegurar uma performance consistente, mas agora fica mais perto da resolução máxima, pequenos confrontos e zonas com pouco movimento conseguem 4K nativa. Em termos de poder computacional bruto, a Xbox One X tem uma vantagem de 4.6x sobre a Xbox One original e tens esse escalonamento transferido para número de pixeis - e mais. Na verdade, em cenários lado a lado já vimos até 6x mais resolução na Xbox One. Activar o poder da GPU da nova consola e o seu incrível salto na largura de banda da memória representa um salto tremendo.

Publicidade

A carregar...

Em termos da resolução dinâmica, Halo 5 continua a ajudar o eixo Y e X de forma independente, resultando em valores estranhos. Isto inclui resoluções como 2816x1584 e 3360x1890. A percepção durante o jogo é que agora Halo 5 é totalmente nítido, merecedor do teu ecrã, seja qual for a resolução. Sim, Halo 5 fica melhor numa TV 4K, sem dúvida, mas existem benefícios para quem joga a 1080p.

Xbox One X
Xbox One
Xbox One X
Xbox One
Xbox One X
Xbox One
Xbox One X
Xbox One

Existem duas razões para isto e aplica-se a vários jogos na X. Primeiro, a Xbox One X aplica down-sampling a tudo de forma automática, logo podes contar com uma imagem melhorada. Mas o mais importante é isto: Halo 5 e muitos jogos Xbox One não conseguem correr a 1080p na maioria do tempo. Se jogares Halo 5 na Xbox One num ecrã 1080p, terás uma imagem sub-nativa. Na Xbox One X, só o salto para 1080p oferece uma grande melhoria mas a super-sampling leva as coisas além disso.

Isto leva-nos para a segunda razão - o filtro de texturas e a qualidade de imagem sem actualização. Testámos Halo 5 antes do lançamento da X e sem a actualização 4K instalada, o conversor dinâmico tira na mesma proveito do poder da consola. Isto significa que Halo 5 corre a 1080p sem actualizações. Demonstra a flexibilidade do renderizador quando usado num hardware mais poderoso - e o hardware da X força um filtro anisotrópico de 16x.

Com a actualização 4K, o filtro de texturas é altamente melhorado sobre as texturas esborratadas da Xbox One base, permitindo que mais detalhe à distância seja preservado. No entanto, o FA 16x no código sem actualização consegue mais detalhe do que a actualização 4K em algumas áreas. O enorme salto na resolução deixa poucos recursos para um filtro de texturas de maior qualidade e tiveram de usar 16x FA. É na mesma uma grande melhoria, mas os resultados em Halo 5 antes da 343i pegar na nova consola e é certamente fascinante. Tendo a escolha, optamos pela actualização 4K.

Xbox One X
Xbox One
Xbox One X
Xbox One
Xbox One X
Xbox One
Xbox One X
Xbox One

Existem mais melhorias, a 343i aplicou melhorias estratégicas. O texto e elementos em redor estão recriados a 4K nativa, significando que tudo no teu HUD e os menus no jogo estão melhorados. Também acreditamos que a 343 aplicou subtis melhorias às definições de detalhe - numa área, tens mais destroços no chão, enquanto nas cutscenes, a distância de visão é maior.

Além disto, Halo 5 mantém as mesmas performances para preservar a performance. Considerando que esta actualização chega dois anos depois do jogo, isto é esperado. A animação ainda corre a metade do rácio de refrescamento quando os inimigos estão distantes ou quando o campo de batalha está mais movimentado - um facto do tempo CPU permanecer relativamente limitado, mesmo na X. A qualidade das sombras também é ocasionalmente inconsistente com os efeitos alpha, tais como fogo, removendo-os da vista para evitar sobrecarga, tal como no original. Teria sido fantástico corrigir estes problemas, mas é esperado pois tens uma melhoria e não uma remodelação do motor.

Felizmente, mesmo com o grande salto no número de pixeis, a resolução adaptável mantém-se eficaz. Durante o nosso tempo com o jogo na X, jogamos um pouco de cada missão e nunca encontrámos quedas na performance relacionadas com a GPU. Tudo estável e suave, tal como desejado. O nosso foco em 2015 foi para os compromissos feitos pela 343i para assegurar os 60fps - a dedicação do estúdio não esmoreceu.

Publicidade

A carregar...

Um senão a ter em conta são os ocasionais soluços durante os carregamentos. Tal como os outros jogos na série, Halo 5 lê ocasionalmente dados do disco rígido para providenciar uma experiência sem interrupções. Ao passar entre áreas ou a viajar a grande velocidade, ainda tens ocasionais soluços. Recomendámos correr o jogo do disco interno - reduz o impacto das pausas, mas não podem ser removidas por completo.

Halo 5 na Xbox One X é uma excelente melhoria. Existe a sensação que a arte nunca foi totalmente visível na Xbox One e agora com a Xbox One X, podes finalmente jogar o jogo da forma que foi feito para ser jogado. Se não jogaste Halo 5 e não te importas da visão única da 343i, vale a pena jogá-lo.

Este é apenas o primeiro passo para melhorar a série Halo na Xbox One X. A Master Chief Collection será actualizada em 2018 e a versão Xbox 360 de Halo 3 já desfruta de melhor resolução e HDR na Xbox One X - um fantástico sinal da retro-compatibilidade e algo do qual falaremos em breve. Combina isto com a actualização 4K nativa de Halo Wars 2 já disponível e torna-se claro que a Microsoft e a 343i estão totalmente dedicadas em tirar o máximo partido da série de Master Chief na nova consola. Agora falta a actualização 4K HDR para Halo Reach.

Comentários (53) Lê o artigo em Eurogamer.pt

Conteúdos relacionados