Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Activision com patente de matchmaking para vender microtransacções

Mas não foi implementada em nenhum jogo, até agora.

A Activision registou uma patente nos Estados Unidos com o propósito de usar o sistema de matchmaking, usado para encontrar jogadores em partidas online, de forma a manipular os jogadores e a encorajar a compra de microtransacções.

De acordo com a descrição da patente, o sistema poderá incluir partidas organizadas para influenciar a compra de itens in-game. Num dos cenários possíveis, um jogador menos experiente seria colocado na mesma partida de um jogador mais experiente, para encorajar que o jogador menos experiente comprasse os itens do outro jogador.

Por norma, um jogador veterano tem mais experiência do que um jogador novato, portanto, através desta manipulação de matchmaking o jogador menos experiente ficaria com a ideia de que o jogador veterano está a jogar bem graças aos seus itens e armas. O mesmo sistema poderá ser usado para vender itens em promoção, manipulando mais uma vez o matchmaking para encontrar jogadores que compraram esses itens.

A patente pode ser consultada aqui.

"Através desta manipulação de matchmaking o jogador menos experiente ficaria com a ideia de que o jogador veterano está a jogar bem graças aos seus itens e armas"

A Activision explicou ao Kotaku que a patente foi criada por uma equipa de pesquisa e desenvolvimento independente, isto é, sem associação aos estúdios que desenvolvem videojogos. A patente foi submetida em 2015, mas só esta semana é que foi aprovada.

De momento, o sistema não foi implementando em nenhum jogo da Activision, no entanto, com a recente controvérsia das microtransacções, os fãs de videojogos estão com receito em relação ao futuro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Call of Duty: WW2

PS4, Xbox One, PC

Destiny 2

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários